GNOSE PARA POUCOS

em 12 de janeiro de 2019

GNOSE PARA POUCOS


O tempo avança a passos largos. Se um estudante, neste momento não está reavaliando constantemente sua conduta (e a corrigindo) de forma alguma conseguirá chegar a este objetivo da tarefa junto ao V.M. Rabolu (morte psicológica e desdobramento astral consciente).

Como sempre a pedra no caminho são os defeitos psicológicos e a mente. Embora estes grupos de postagem visem a automotivação, nunca devemos nos contentar somente com o conhecimento passado pelos mestres a nível meramente intelectual. Estamos já há algum tempo na fase esotérica da Gnose e nossa essência deve se desenvolver, agora, à base de pura experimentação direta das verdades cósmicas. 

Buscar a autodisciplina é a base do ensinamento deixado pelos mestres, o que ficou muito bem expressado no livro Hercólubus. Devemos explorar mais as oportunidades do dia a dia. Costumamos seguir trilhos mecânicos, seja nos eventos diários, ou em relação à postura diante dos mesmos. A nossa passividade faz com que deixemos, muitas vezes, nos dominar pela opinião ou vontade dos outros. Ao passo que, se formos muito ativos podemos cair nos excessos da personalidade, nos identificando com as coisas externas e nos afastando do interno...

Quando estamos em contato com as pessoas abre-se o território da exploração psicológica de nossos defeitos. Depois, em nossos lares (e priorizando as práticas) abre-se o território da reflexão, da meditação e do desdobramento astral consciente por ex. Buscar o equilíbrio dos centros é uma das chaves do despertar da consciência e, para isto temos de nos lançar na eliminação daqueles defeitos que insistem em nos tirar do caminho, usando o livre arbítrio que surge da essência liberada para buscar cada vez mais este equilíbrio. Assim, vamos nos disciplinando em alternar a atividade dos centros intelectual, emocional, motor e instintivo, por ex. (já que a castidade sexual e equilíbrio deste centro dependerá sempre do equilíbrio dos demais).

As obras básicas dos mestres são uma importante ferramenta de apoio (palavra viva), mas é preciso urgentemente incorporar estes ensinamentos dentro de nós mesmos. Antes que a natureza (em seu aspecto involutivo) decrete o final do ciclo de oportunidades para nós. Os livros Tratados de Psicologia Revolucionária e Águia Rebelde são excelentes, como material de consulta para o trabalho psicológico. São obras em que os mestres conseguiram chegar à síntese do que pensavam e, a forma como um estudante deve encaminhar seu trabalho interno diariamente.

O grande ensinamento que se tira desta questão de apresentar a tarefa ao mestre Rabolu é o de que em relação ao trabalho do despertar da consciência, você não pode deixar para amanhã, o que deve ser feito aqui e agora. E, se de fato almejamos despertar física e internamente, mudanças internas precisam ser feitas imediatamente. Por isso é perfeitamente entendível a oitava dada pelas hierarquias divinas ao encerrar a fase pública da Gnose. O que precisamos agora entender é que precisamos, também, dar estas oitavas dentro nós mesmos, a fim de que venhamos a ser autênticos estudantes da Gnose nos mundos internos. Assim iremos nos aproximando de trabalharmos com A Nota Síntese...

Paz Inverencial!






Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo