SABER OUVIR

em 14 de setembro de 2019

(Gnose para Poucos: Geração B)


SABER OUVIR


Uma das coisas mais difícil para o ser humano é saber escutar alguém. Nossa personalidade se robusteceu ao longo do tempo com suas vivências e conceitos do que ela entende como real e verdadeiro sobre cada coisa e quando somos confrontados em nossa forma de pensar, sentir e atuar, mecanicamente se poderá reagir, ou seja, sequer iremos ouvir aquilo que nos falam. Tão logo identifiquemos as bases do que está sendo exposto, já preparamos no campo mental a nossa defesa e logo a colocamos em ação. O resultado disto é que não conseguimos captar a essência daquilo que nos querem passar. O pior disto tudo é que as partes internas e as hierarquias utilizam muitas vezes as pessoas que nos cercam para transmitirem ensinamentos e mensagens e se utilizamos nossa personalidade para esta interpretação estaremos perdendo boas oportunidades de crescimento espiritual.


É normal também que, aquele que é mais “tagarela” no falar, pode estar menos apto a querer ouvir. Neste ponto existe vantagem em ser um bom ouvinte (do tipo mais calado), se tira boas lições para não se cometer erros e por vezes se pode dar um bom conselho a alguém que precisa. Também, é claro, pode acontecer que o tipo calado se encerre em seu casulo de preconceitos e assim também não estará aberto ao “novo”.



A Gnose nos ensina que devemos tanto saber ouvir como saber falar. Saber ouvir, porque vai exigir um estado de atenção no que está ocorrendo, bem como um estado de atenção para si mesmo, para se perceber o que reage dentro de nós ao nos colocarem algo que não gostemos (reação psicológica). E se aprendemos a atuar desta forma vamos aprendendo a nos colocar no lugar do próximo, compreendendo o seu ponto de vista e de que forma podemos interagir com ele. Saber falar, porque às vezes será preciso e se estamos conectados com as partes superiores falamos o que tem de ser dito e se cala, sem entrarmos em polêmicas e discussões. No máximo devemos fazer uma réplica e assunto encerrado.

Viver de forma sábia é uma arte. Para que consigamos nos aproximar disto precisamos colocar em prática todo o ensinamento que recebemos, não de forma parcial, mas sim completa. Porque do contrário sempre irão surgindo conflitos diários, que nos trarão problemas e preocupações, nos mantendo afastados do contato com a real Gnose dentro e fora de nós mesmos.

Paz Inverencial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo