(Gnose para Poucos: Geração B)
A PALAVRA
Todos sabem que os estudantes gnósticos buscam viver de uma forma superior, mas é preciso que exercitemos isto diariamente, mesmo diante dos ginásios mais árduos.
O verbo deve ser sempre algo construtivo, harmônico, conciliador, desprendido de malícia ou palavras de baixo calão. Sabe-se que as palavras de duplo sentido ou palavrões acabam atingindo negativamente a energia sexual. Então, se buscamos ser castos, podemos começar o trabalho por aí. Estas exteriorizações dos defeitos são sempre mais perceptíveis se estamos trabalhando com a auto-observação. Depois podemos ir aprofundando e trabalhar sobre os pensamentos baixos que temos, porque logicamente eles estão na origem deste comportamento exterior.
Também se deve ter atenção à expressão escrita, isto não muda nada. Neste mundo digital influenciamos e somos influenciados pelas pessoas. Nesse caso, um exemplo de como as pessoas devem se comportar pode ajudar a mudar o comportamento até dos demais. Isto se vê muito em grupos de familiares, amigos ou do trabalho em mídias como o WhatsApp, por ex. Tem pessoas que acham que podem falar da forma como bem entendem, postar as baixarias que queiram, sem que ninguém as conteste. Temos que aprender a lidar com estas situações, impor os limites de certas coisas, para não sermos atingidos constantemente em nosso trabalho psicológico. Não digo que dentro de um ambiente festivo, no trabalho, etc, não se vá ouvir um palavrão ou algum engraçadinho venha com uma piada morbosa. Isto até deve ser encarado como um ginásio a se trabalhar, ver os eus que despontam aí para eliminá-los (através do processo da morte em marcha, tal qual ensina o mestre Rabolu). O que se coloca aqui é quando nosso livre arbítrio é invadido de forma constante, neste caso precisamos mudar alguma coisa neste tipo de situação. Precisaremos aprofundar o processo de eliminação dos defeitos relacionados, trabalhar com a reflexão ou até em meditação atingir uma maior compreensão do problema pelo o qual passamos e como devemos agir daqui por diante.
O aqui exposto se associa aos valores morais e espirituais que um estudante deve ir desenvolvendo, que junto com o exercício das práticas esotéricas vão nos permitindo a possibilidade de um despertar cada vez maior nos mundos internos...
Paz Inverencial!
Nenhum comentário:
Postar um comentário