GNOSE
O Esoterismo Autêntico é o Conhecimento da Sabedoria Oculta latente no mais profundo de cada Ser Humano.
Seres grandiosos como Hermes, Buddha, Krishna, JESUS, Pitágoras, Orfeu, Platão, Zoroastro, Dante, Lao-Tse, Quetzacoatl, etc., encarnaram em sua forma mais esplendorosa esta Sabedoria Oculta e da qual deram testemunho vivo.
Dela nos fala Paulo de Tarso:
(...) "Mas falamos Sabedoria de Deus no MISTÉRIO, a SABEDORIA OCULTA, a qual Deus predestinou antes dos séculos para nossa glória".
O Grande Iniciado do século II, Clemente de Alexandria, deu testemunho da tradição esotérica, assim:
"JESUS, depois da ressurreição, entregou a GNOSIS primeiramente a Santiago, o Justo, a Pedro e a João, estes transmitiram a sua vez ao resto dos doze e os doze aos setenta, ente os quais se achava Barnabé."
A mensagem desta Sabedoria Oculta, chamada GNOSIS, adotou posteriormente, uma forma muito especial nas Escolas dos Grandes Iniciados de Alexandria, no Egito, entre os séculos II e II depois de Cristo.
Mais tarde, os Árabes, conhecedores desta Ciência Sagrada, a introduziram na Europa com o nome de ALQUIMIA, tão preciosa e praticada pelos Alquimistas Medievais e da qual foram depositários os Mestres da Ordem do Templo: Os Templários.
Apesar de que os porta-vozes da Ciência Gnóstica foram caluniados, perseguidos e assassinados, como foi o caso de Krishna, Jesus, Orfeu, Pitágoras, Paulo de Tarso, os cristãos primitivos, Joana D'Arc, os alquimistas medievais, os Templários, etc., a Sabedoria Oculta seguiu transmitindo-se em forma secreta e misteriosa...
Mas agora, nestes tempos convulsionados e apocalípticos, os mistérios da Ciência Gnóstica ou Sabedoria Oculta, saem a luz pública.
FUNDAMENTOS da GNOSE
A Auto-Realização Íntima do Ser é o objetivo principal a ser conquistado pelo estudante do esoterismo. Para se atingir este objetivo é preciso trabalharmos arduamente com os Três Fatores de Revolução da Consciência:
1) MORRER: Eliminação radical da parte egóica de nossa psique, composta pelos chamados defeitos psicológicos ou sete pecados capitais: Ira, Orgulho, Luxúria, Preguiça, Inveja, Gula e Cobiça. (veja maiores explicações na guia Práticas Esotéricas)
2) NASCER: Construção dos chamados Corpos Solares, que além da dimensão física, serão utilizados em outras dimensões da natureza, como instrumento de investigação e expressão de nosso Real Ser interno. Para a construção destes corpos, será necessário que o estudante adquira a castidade científica, trabalhando com a eliminação de seus defeitos psicológicos e a prática da Transmutação Alquímica. (para mais detalhes, sugerimos a leitura da obra "O Mistério do Áureo Florescer", do V.M. Samael Aun Weor e "A Águia Rebelde", do V.M. Rabolu)
3) SACRIFÍCIO PELA HUMANIDADE: Entrega de forma gratuita e desinteressada deste ensinamento as demais pessoas que ainda não o conhecem.
COMO PRATICAR ATUALMENTE OS TRÊS FATORES?
O V.M. Rabolu, ao lançar o livro Hercólubus ou Planeta Vermelho, encerrou em seguida a fase pública do Movimento Gnóstico, passando-o a fase esotérica. Investigando mais profundamente porque os estudantes do gnosticismo não conseguiam despertar internamente, ele estabeleceu como prioridades deste trabalho a MORTE PSICOLÓGICA e o DESDOBRAMENTO ASTRAL CONSCIENTE. Assim, desta forma, será possível que o estudante um dia chegue, de fato, a verdadeira castidade. Também, aprendendo a amar a si próprio (com a eliminação dos seus defeitos), vai conseguindo desenvolver o verdadeiro amor pela humanidade. A medida que vai despertando a sua consciência irá sabendo, então, como trabalhar corretamente em relação ao terceiro fator (Sacrifício pela Humanidade).