JACOB LUTA COM O ANJO
(Gnose para Poucos: Antigos)
“Jacob ficou só; e veio alguém que lutou com ele até o romper do dia. Vendo que não podia vencê-lo, tocou-lhe aquele homem na articulação da coxa e esta se deslocou, enquanto Jacob lutava com ele. E disse-lhe: “Deixa-me partir, porque a aurora se levanta”. – “Eu não te deixarei partir, respondeu Jacob, antes que tenha me abençoado.””
Genêsis, 32:24-26
Olhemos o exemplo de perseverança de Jacob, servo de Deus. A luta com o anjo simboliza, entre tantas verdades, nossa luta diária da consciência e o ego. Jacob passou a noite inteira (as trevas) pelejando e por fim ao nascer do dia (a luz) a consciência triunfou. Jacob ferido na sexualidade, se tornou casto e encarnou seu Real Ser: Israel.
Devemos aprender a ter o domínio sobre nossa mente no decorrer de nosso dia, para que nela possa se expressar somente o Ser, nos dando a possibilidade de estar em contato com o divinal a cada instante.
Não devemos deixar o "burro" de nossa mente a serviço de nossos eus. A prática para isto foi amplamente ensinada nas obras pelos mestres Samael e Rabolu: o estado de alerta percepção, a auto-observação e a morte dos detalhes. E também, como instrumento de disciplina para a nossa mente, a concentração plena no que estamos fazendo no momento.
Assim podemos triunfar durante o dia e a noite iremos colher força e sabedoria para continuar nosso trabalho sobre si mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário