OS PODERES DO CORAÇÃO

em 29 de outubro de 2019

(Gnose para Poucos: A Nota Síntese)


OS PODERES DO CORAÇÃO


"Inquestionavelmente, existem os poderes do coração, aquelas qualidades que estão muito além do intelecto e do seu processo meramente raciocinativo, a respeito dos quais nada sabe nem conhece a razão subjetiva sensualista.

Na sagrada terra dos Vedas, existe um velho manuscrito que diz o seguinte: Aquele que meditar no centro do coração conseguirá controle sobre o tatwa Vayu - o princípio etérico do ar - e conseguirá também os siddhis – os poderes dos santos.

Chega-me à memória nestes momentos o caso de José de Cuppertino. Dizem que ele se alçou aos ares por setenta vezes e que este feito mágico, acontecido lá por 1650, foi o motivo pelo qual foi canonizado. É indubitável que tinha desenvolvido o centro do coração. Quando um cardeal o interrogou: Bom, por que no momento em que você vai se elevar, estando em oração, solta um clamor? Ele respondeu: A pólvora quando se inflama no arcabuz estoura com grande ruído, a mesma coisa sucede no coração inflamado pelo Divino Amor.

De maneira que, de forma prática, José de Cuppertino deu a chave dos estados Jinas. O coração é que tem de se desenvolver para se poder conseguir os estados Jinas.
A extraordinária Santa Cristina levitava constantemente. Já morta - julgava-se que estivesse morta – iam-na enterrar quando de repente, de dentro do ataúde, levantou-se e flutuou até o campanário da igreja.

Poderíamos seguir narrando inumeráveis casos... Por certo o de Francisco de Assis! O bom irmão que dele cuidava lhe trazia comida e o monge estava em levitação, em oração, flutuando na atmosfera. Havia vezes que o bom irmão não o alcançava para dar-lhe os alimentos porque estava longe, muito alto. Às vezes, Francisco de Assis subia tanto que se perdia acima das árvores que havia ali por perto.

Todos esses místicos tinham desenvolvido o centro do coração. Sem se desenvolver este centro, não se pode adquirir destreza nos estados Jinas.
Comumente, quem desenvolveu o intelecto sofre muito para conseguir os estados Jinas porque, se desenvolveu o intelecto, foi às custas das forças do coração. Sugando-se as forças do cárdias, perde-se os poderes do cárdias. Melhor dito: troca os poderes do cárdias pelo intelecto.

Melhor seria não ser intelectual e ter os poderes do cárdias, não é verdade? Porém, os instrutores não devem se preocupar com isto. O coração pode se desenvolver novamente, cultivando-se a emoção superior: a música avançada dos grandes mestres, a meditação, etc. Tornando-nos mais místicos, mais profundamente devotos, vamos desenvolvendo novamente o coração. Isto é muito interessante!"

Samael Aun Weor

O BEM E O MAL

em 28 de outubro de 2019

(Gnose para Poucos: Antigos)


O BEM E O MAL


“Os fariseus e os escribas tomaram as CHAVES DA GNOSIS. Eles não entraram e nem deixaram entrar aqueles que queriam entrar. Vós, no entanto, sede sábios como a serpente e manso como as pombas” (Jesus Cristo - Evangelho de São Tomé)

“Os poderes da Luz e das Trevas vivem em eterna luta e essa luta tem sua raiz no sexo". (V.M. Samael Aun Weor)

1) O Bem e o Mal são os dois caminhos a seguir

2) Temos de sair desta encruzilhada em nossas vidas e nos decidir por um destes caminhos...

3) Para isto devemos nos tornar práticos em cem por cento
(essência ativa)

4) O Mal nos cobra lealdade, pelas diabruras que nossos Eus já cometeram em vida

5) Apesar dos prazeres que o mal nos proporciona (fornicações, prazeres da carne e da matéria) o final de tudo isto é sempre o arrependimento e a dor...

6) Continuamos escravizados em nossos desejos, apetites e futilidades

7) O Mal não mede esforços em nos fazer cair, pois facilmente nos ataca pela Mente. Precisamos aprender a estar em guarda

8) Usar a força de vontade, para impedirmos que possamos cometer mais delitos
(Morte em Marcha)

9) O Mal quer fazer a Mente enxergar o Bem como Mal e o Mal como o Bem...

10) Somente com o praticismo gnóstico conseguiremos ir diferenciando estas coisas, esta é a Nota Síntese

11) Neste instante, estas questões se encontram misturadas em tudo que nos cerca. Inclusive na política.

12) Isto é como um País declarar guerra, alegando o Bem...

13) Radicais realizarem atentados terroristas, alegando o Bem...

14) E estes ataques a igrejas, escolas, estupros ou crimes bárbaros, alegando o que mesmo?

15) O Mal está preparando o seu grande ataque (guerra atômica)

16) E o trabalho psicológico é o que vai nos poder proporcionar a transcender a toda esta maldade

17) No Mal está também calúnia, a difamação, a acusação sem provas, a horrenda inveja que corrói e destrói relacionamentos
(e quem diria que chegaríamos a esta fase, de “gnósticos” atacarem gnósticos...)

18) No Mal está a fornicação e o Adultério. O Mal sabe criar uma atmosfera de beleza e sensualidade, para uma humanidade completamente sensorial (5 sentidos)

19) Já o Bem sempre foi e será a Luz que nos ilumina

20) No Bem estão as chaves de nossa salvação

21) O Bem nos traz conforto para a Alma e lucidez para agir

22) O Bem está na harmonia dos lares, na paz de Espírito, na música celestial, na meditação, no desdobramento astral, no equilíbrio do corpo físico, na essência livre de nossos eus

23) E o Bem também está nas palavras que nos animam e orientam...

24) O Bem e o Mal estão aqui e agora, aprendamos a nos isolar do Mal e a nos conectar corretamente com o Bem
(pois o Mal é muito astuto)

25) Postulantes ao Exército de Samael, chegou a hora de estudar como o Mal nos domina

26) Aprender a nos antecipar aos seus ataques, pois estes se utilizam de alguma mecânica em nosso dia a dia...

27) O coração é a chave para o Triunfo

28) O coração nos conecta as partes de nosso Ser, nos põe em contato com as emoções do Alto

29) O coração nos indica, com precisão, onde a Mente, sob a influência do Mal, pode nos derrotar

30) Se aprendermos a nos isolar das emoções negativas, a Mente e o Mal não conseguem adentrar a fortaleza de nosso Coração...

31) O Mal nunca pode vencer o Bem e chegou a hora de provarmos isto a nós mesmos

32) Cada soldado a lutar sobre si. E numa força somada de cada chispa a gerar uma grande força de Luz, que cairá como um Raio fatal sobre todo o Mal que nos circunda

33) Ao triunfo, irmãos da senda. A lutarmos com todas as nossas forças pela salvação de nossa Alma...

34) Paz Inverencial!

“Há Mônadas às quais lhe interessam a maestria e luta. São todos aqueles buscadores de religiões, seitas, crenças, etc. Há Mônadas às quais não lhes interessa a maestria para nada. Nós as qualificamos aqui, no ambiente físico de diabo e anjo, ou negativo e positivo. E resulta que se não houvesse essas duas forças, se não houvesse diabos, por exemplo, como poderíamos provar que somos anjos? E se não há anjos, como poderíamos provar que somos diabos? Essas duas forças são necessárias para entrar no próprio Absoluto. Demônios, sim, há. Porém, são todas aquelas Mônadas às quais não interessa chegar à Maestria, aquelas pessoas às quais não interessa o espiritual. São materialistas, assassinos, ladrões, etc. Nós os chamamos demônios, magos negros, etc. (V.M. Rabolu)

EXEMPLO DE COMO AS HIERARQUIAS PODEM OLHAR POR NÓS

em 15 de outubro de 2019

(Gnose para Poucos: A Nota Síntese)


EXEMPLO DE COMO AS HIERARQUIAS PODEM OLHAR POR NÓS 

“Vou contar outro caso acontecido no Panamá, a primeira vez que saí em missão desde a Colômbia. Estando ainda na Colômbia, fui ao Consulado de Panamá, para pegar o Visto; nessa época nem sabia o que era o Visto (Consular). Encontrei o Cônsul doente, com febre e não sei o quê. Ele me perguntou: “Quando vai viajar?” Eu respondi: “Daqui a três dias”. “Bom, - ele disse – deixe aqui o Passaporte. Volte tal dia que estará pronto”. Quando voltei, ele me deu o Passaporte. Nessa época nem sabia o que o Cônsul fazia com o Passaporte, que carimbos, nem nada. Peguei o documento e fui embora. Quando desembarquei no Panamá, a Polícia me pegou e me levaram para a prisão, pegaram a minha mala e o Passaporte e os guardaram dentro do escritório. O funcionário me disse: “Fique aí sentado, você é prisioneiro; vamos esperar o Major tal (o chefe que, afortunadamente não estava presente); ele é que vai decidir qual a prisão onde você vai”. Eu sentei tranquilamente. Eu pensei: “eu sou enviado pela Fraternidade Branca; eu estou cumprindo ordens. Se Eles me deixam fracassar, Eles saberão por que”. O funcionário me disse: “Aqui onde está a fotografia, devia estar o carimbo”. Eu disse: “me mostre”. Realmente não tinha nenhum carimbo. O Cônsul tinha esquecido. Eu me encontrei a esperar, sentado num banco comprido que ali havia, e fiz a minha petição a Grande Lei. Eu sempre lhes pedi muito. Deitei-me e pensei: tem que aparecer alguma coisa, alguma solução. Aos quinze minutos apareceu o Superior e o funcionário lhe disse: “Aqui está este colombiano que entrou ilegalmente”. O chefe respondeu: “Esse aí leve-o para a prisão”. Eu me levantei muito calmo e pedi: “Por favor, vamos revisar o Passaporte”. Ele disse: “Tudo bem. Abriu o passaporte, e o primeiro que apareceu foi o carimbo, aí, no lugar certo. Então o funcionário se assustou e disse: “Olha, me perdoe que me equivoquei”. Eu respondi: “Não há problema, porque equivocados vivemos todos. Fique sossegado”. Olha, apareceu o carimbo onde não tinha nenhum carimbo, e eu sou testemunha que não havia nenhum carimbo. Vejam como as Hierarquias estão cuidando da gente o tempo todo. O que acontece é que se a gente não as enxerga caminhando, movimentando-se, a gente não acredita; mas se temos Fé, Elas demonstram com fatos concretos e exatos, que estão atentas e nos protegendo. O que nos falta é a Fé, e também, fazer um trabalho verdadeiramente honrado, honesto, para que se possa receber essa ajuda delas. Importa sacrificar-se, dar a vida, o que seja; e, assim, tem toda a ajuda. A mim não me dá pesar o fato de não ter nada; nem bens materiais, como já disse, só tenho minha mulher e a mala. Não quero riquezas, nem contas bancárias, não quero nada disso. Unicamente me interessa meu trabalho. Se eu me pudesse multiplicar dez ou vinte vezes para avançar e lutar, seria ótimo. Isso é o que me interessa; por isso, sim, vale a pena viver. Sem a Gnose, para que se vive num planeta desses? Para que? E se temos a Gnose e não estamos fazendo nada, para que se vive também? Precisamos viver, para fazer alguma coisa em benefício da humanidade, real e verdadeiramente. Assim é que vale a pena viver. Do contrário, não vale a pena.” 

Congresso da Espanha – V.M. Rabolu

O TRABALHO URGE...

em 14 de outubro de 2019

(Gnose para Poucos: Antigos)


O TRABALHO URGE...


21 de Junho de 2019: Hoje tivemos o anúncio de que os americanos quase atacaram bases do Irã. Lentamente se cristaliza a grande guerra. Se formos olhar a questão do tempo físico, está claro que o mesmo passou. Propositadamente, reunimos aqui apenas os que conheceram a Gnose antes do ano 2000. Como antigos, nossa característica marcante é a intelectualidade, pois sempre lemos de tudo e mais um pouco e agora, com o advento das mídias sociais, por certo a leitura tem se tornado bastante variada. Esta leitura variada, multidisciplinar, vídeos diversos, por certo nos acrescentam uma bagagem que vai nos pesar no momento de uma prática.

EXPLICANDO MELHOR...
Este assunto com certeza precisa ser um pouco mais esmiuçado. O mestre Samael surpreendeu ao mundo quando lançou o livro O Matrimônio Perfeito, pois era uma obra de cunho esotérico prático e o que se via na época era um monte de conferencistas reproduzindo o conhecimento de outros autores espiritualistas. Depois, o mestre Rabolu, fruto do trabalho objetivo que o mesmo realizou, não só sintetizou o ensinamento para que os estudantes o praticassem, mas também o levou a uma nota mais alta, passando-o ao circulo mesotérico.

(COMO SEMPRE) A QUESTÃO DO DESDOBRAMENTO
Com frequência vemos os irmãos realçando que tem trabalhado com afinco na Morte, mas pouco destaque se tem no aspecto do Desdobramento Astral. Ocorre que estes são os dois fatores para o Resgate (não apenas um deles). Muito sábio o entendimento do mestre, pois o Desdobramento permite ampliarmos o campo da investigação acerca dos defeitos que mais nos atrapalham para o despertar. Se estivermos conscientes em astral, nosso Pai e Mãe internos nos podem orientar acerca da eliminação destes defeitos. Também poderemos ter experiências simbólicas ou contato com Templos e as Hierarquias Divinas, que também nos passarão ensinamentos para o nosso progresso espiritual. Todo este conhecimento ficará gravado em nossa Consciência, principalmente no campo dos pensamentos e das emoções, onde passamos a ver certos detalhes de forma diferente, bem como recolhemos novo ânimo (vontade consciente) para prosseguir lutando.
Mas o que acontece com os irmãos, que após tantos anos no ensinamento por vezes tem experiências mínimas no astral? A nosso ver cometem dois erros. O primeiro deriva da preguiça em não praticar, fruto de uma indisciplina em relação ao trabalho esotérico, já que este deve ter sempre uma ordem, assim como temos de ordenar os nossos afazeres, o trabalho físico, atividades do lar, etc. Segundo, caímos sistematicamente nos mesmos erros no nosso dia a dia. Para se conseguir resultados no desdobramento temos de ir nos desenvolvendo de forma serena, com a alma leve e em paz com tudo e com todos. A mente não deve estar agitada. Precisamos aprender a ter foco e relaxamento, perseverando nos processos da prática: melhor horário, técnica utilizada, se conseguimos levar o dia de forma favorável, se sabemos perseverar, se estamos nos alimentando de forma apropriada (não nos enfastiando de tanto comer). É todo um conjunto de situações, mas precisamos trabalhar em cima do que nos afasta da experiência com o Real, sob o risco de se não o fizermos, ficarmos alimentando a nossa Mente com futilidades e irmos nos afastando cada vez mais do esoterismo.

AS PAIXÕES ATRAPALHAM AS PRÁTICAS
Há outra coisa que podemos destacar também, que hipnotiza a nossa consciência. Até já comentamos algo em materiais anteriores, somos seres bastante passionais: por vezes gostamos de futebol, novelas, comidas e principalmente de uns tempos para cá, uma discussãozinha política, nos dividindo em lados, como se a consciência tivesse um lado, quando se sabe que o lado que se precisa em qualquer campo é o entendimento de como agir e a determinação para se fazer o que é certo. Não é que não se deva apoiar o certo na política, creio até que é o que mais importante que passamos agora em nosso país, pois está nascendo à política do Bem e isto tem a haver com o futuro de nosso país (mas não estou me referindo de novo a “lados”). O que estamos realçando aqui é que estamos perdendo bastante energia com tudo isto e precisamos aprender a dissecar todas estas coisas. Temos de aprender a dar valor ao que vai nos trazer resultado no trabalho prático e deixar de lado aquilo que nos mantém num estado de adormecimento em que não avançamos neste trabalho. E isto é tão importante neste momento que tiramos este tempo para explicar estas coisas. Precisamos despertar de forma urgente. É claro que as coisas são passo a passo, mas o que mais está nos afetando neste momento é não darmos os passos necessários que devemos dar, diante já de uma compreensão bastante grande que todos já temos acerca do trabalho esotérico.

CONCLUINDO...
Se estamos passando por todas estas dificuldades para despertarmos neste momento, com certeza isto tem uma boa explicação e seus motivos, mas ficarmos de braços cruzados, esperando que alguém nos desperte ou algo espetacular aconteça é o pior que podemos fazer neste momento. Portanto, não há motivos para desanimar, sabemos que nem um fio de cabelo cai sem que nosso Pai o permita e que se atuarmos favoravelmente em direção aos planos que Ele tem para conosco, com certeza seremos recompensados. No mínimo que ocorra, estaremos vivendo de forma mais tranquila e equilibrada. Mas com certeza Ele tem planos maiores...
Portanto, em frente irmãos, a conquistarmos a nossa Alma, custe o que custar.

Paz Inverencial!

A SIMBOLOGIA DA CORUJA

em 11 de outubro de 2019

(Gnose para Poucos: Geração B)


A SIMBOLOGIA DA CORUJA


Talvez por ser uma ave de hábito noturno, por vezes é associada a algo negativo, mas na verdade para a maioria dos povos ela é uma representação do conhecimento e da sabedoria. Na mitologia grega fez companhia a Athena, deusa da sabedoria e da justiça.

A coruja, em grego gláuks (brilhante, cintilante), enxerga nas trevas e aí está o principal ensinamento desta simbologia. Como autênticos estudantes de esoterismo, precisamos desenvolver esta capacidade de “enxergar a noite” e isto se faz colocando nossa glândula pineal em atividade no período da madrugada, já que é através desta glândula ativa que se tornam possíveis o desdobramento astral consciente e a investigação dos mistérios da quinta dimensão (mundo astral), lançando luz sobre nossas trevas interiores. Pois, além de despertarmos internamente, é preciso que investiguemos aquilo que nos mantém adormecidos no mundo físico (defeitos psicológicos).

Se alguém já leu alguma coisa de Lobsang Rampa viu a importância que os tibetanos dão aos exercícios de meditação na madrugada. Como ocidentais, precisamos adquirir hábitos saudáveis em relação à alimentação, ter o costume de nos deitar cedo e vencermos a preguiça, saindo do leito na madrugada para nos dedicarmos a uma prática de meditação (por ex.), para depois voltarmos ao leito e continuarmos com uma prática de Desdobramento Astral. Também é importante adquirirmos o hábito de anotarmos os nossos sonhos, para que através da meditação e da intuição possamos ir decifrando toda a simbologia que nos é passada através das experiências no mundo astral. Assim vamos dando oportunidade de desenvolvermos nossa glândula pineal, colocando-a com as práticas a serviço de nossa Essência.

Desta forma vamos aprendendo a nos tornar alertas, como as corujas (e sua visão noturna), onde nosso Ser sabiamente poderá ir nos instruindo nos mistérios da Quinta Dimensão...

Paz Inverencial!


Topo